Ter um seguro empresarial é sempre uma forma de se resguardar e garantir que não esteja desamparado caso algum imprevisto, como desastres naturais, roubos ou demais danos.

Um seguro empresarial tem exatamente esse objetivo, uma vez que uma empresa é nada menos que a fonte de renda do próprio empresário e também dos colaboradores que a compõe. Sendo assim, garantir a sua e a tranquilidade dos que fazem parte deste meio é de extrema importância e um investimento mais que necessário. Um seguro empresarial pode ter diversos tipos de contratação com coberturas diferenciadas para cada segmento de negócio, de modo a atender demandas individuais em setores como atividades comerciais, industriais, prestação de serviços, rede hoteleira e de alimentação. Um seguro empresarial pode garantir indenizações sobre estruturas e bens, e ainda incluir contratações que cubram, por exemplo, lucros cessantes e responsabilidade civil.

Tipos de coberturas Em linhas gerais, o seguro empresarial tem sua cobertura definida de acordo com cada segmento referente à contratação efetuada, sendo algumas delas:
  • Cobertura contra incêndios, explosões e fumaça: proporcionando a indenização dos danos causados ao imóvel e bens de acordo com o valor segurado;
  • Danos elétricos: garantindo os danos causados a aparelhos eletroeletrônicos por curto-circuito, variação de tensão e queda de raio;
  • Impacto de veículos terrestres e aéreos;
  • Perda ou pagamento de aluguel: garantindo os valores de aluguel caso o imóvel não possa permanecer ocupado em decorrência de sinistro coberto por incêndio ou explosão;
  • Responsabilidade civil com indenização de danos causados a terceiros: decorrentes de atividades desenvolvidas dentro da empresa;
  • Responsabilidade civil com guarda de veículos de terceiros: garantindo a indenização aos veículos de terceiros sob a guarda do segurado em decorrência de incêndio, furto ou roubo;
  • Responsabilidade civil do empregador: cobrindo danos por acidentes súbitos e inesperados causados aos empregados quando a serviço do segurado;
  • Lucros cessantes: garantindo o pagamento de despesas fixas e lucro líquido mensal em caso de queda de faturamento por incêndio;
  • Cobertura da fidelidade de empregados: garantindo os prejuízos que o segurado venha a sofrer em consequência de crimes praticados contra o seu patrimônio pelos seus empregados.
O seguro condomínio é obrigatório, devendo cobrir todos os danos que possam atingir a estrutura do prédio, tanto nas áreas e instalações comuns como nas partes privativas, isto é, nas unidades individuais dos proprietários. A contratação deve ser feita por condomínios verticais ou horizontais, de todos os tipos: residenciais, comerciais, mistos, de escritórios e/ou consultórios, flats e apart-hotéis ou shopping centers.
O conjunto de dois ou mais veículos caracteriza o seguro automóvel frota, que pode ser contratado na mesma seguradora por uma única pessoa jurídica ou física. Dependendo da seguradora, há exigência de um número mínimo de veículos. Por suas características peculiares, esse produto pode ter condições especiais na contratação. Quando solicitada por pessoa jurídica (empresa ou associação de empregados de uma mesma empresa), a garantia contra os riscos cobertos pode ser estendida aos veículos de subsidiárias e coligadas, além de diretores, funcionários e parentes. No caso de pessoa física, é possível acrescentar, como beneficiários, pais, irmãos e cônjuge.
A assessoria de um corretor de seguros é essencial na contratação de seguro saúde para funcionários de uma empresa, incluindo familiares e dependentes. O corretor é o profissional capacitado para auxiliar a empresa na implantação do benefício e na avaliação do plano mais adequado.

O plano de saúde empresarial dá assistência médica aos funcionários por conta de um vínculo empregatício ou estatutário e podem ser por adesão ou coletivo empresarial. Eles oferecem, em geral, uma cobertura completa nos serviços de consultas, exames, partos e internação, além disso, incluem toda assistência ambulatorial e mais a hospitalar.

Uma vez que o profissional estiver vinculado à rede de saúde, ele começará a pagar uma taxa mensal pelo serviço que, normalmente, vem descontado na folha de pagamento. A vantagem do plano de saúde empresarial é que você pode incluir dependentes (que podem ser cônjuges ou filhos) muitas vezes por uma taxa mais baixa que a de um plano familiar ou individual.

O seguro de vida e acidentes pessoais, como qualquer outro seguro, é um contrato que a empresa faz com uma seguradora com o objetivo de garantir proteção financeira para, empregados, sócios e executivos. Os benefícios podem ser estendidos a cônjuges e filhos.
O seguro de Riscos de Engenharia assegura ao construtor a cobertura para os danos que venha a sofrer em consequência de acidentes (evento súbito e imprevisto) ocorridos durante a execução de obras civis, na instalação e montagem de máquinas e equipamentos, e pela quebra acidental e repentina de equipamentos de produção. Esse seguro não cobre danos que ocorram antes ou depois do processo de construção.

Um canteiro de obras é um local que pode ser bastante arriscado. As apólices de risco de engenharia são a escolha certa para você transferir o risco e, assim, minimizar eventuais perdas. O seguro protege seu investimento seja como dono ou como executante do projeto.


Parceiros